Diferencia entre revisiones de «Mijo»

Contenido eliminado Contenido añadido
Sin resumen de edición
Sin resumen de edición
Etiquetas: posible problema Eliminación de categorías
Línea 1:
[[Archivo:Panicum miliaceum0.jpg|thumb||[[Panicum miliaceum|Mijo común]] (''Panicum miliaceum'').]]
 
O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna. Em um quadro de sensíveis transformações que não mais correspondiam ao conjunto de valores apregoados pelo pensamento medieval, o renascimento apresentou um novo conjunto de temas e interesses aos meios científicos e culturais de sua época. Ao contrário do que possa parecer, o renascimento não pode ser visto como uma radical ruptura com o mundo medieval.
Los '''mijos''' forman un grupo (no [[Taxonomía|taxonómico]], sino de sentido [[agronomía|agronómico]]) de varios [[Agricultura|cultivos]] [[cereal]]es con [[semilla]] pequeña, posee un alto contenido proteico y requiere de poca agua para crecer. Éste también es un cereal de economía sólida.<ref name="El mijo algunas de sus propiedades">{{cita libro|título=National geographic en español noviembre 2014|editorial=National Geographic Society|editor=gaaplex|enlaceautor=mijo}}</ref>
 
A razão, de acordo com o pensamento da renascença, era uma manifestação do espírito humano que colocava o indivíduo mais próximo de Deus. Ao exercer sua capacidade de questionar o mundo, o homem simplesmente dava vazão a um dom concedido por Deus (neoplatonismo). Outro aspecto fundamental das obras renascentistas era o privilégio dado às ações humanas, ou humanismo. Tal característica representava-se na reprodução de situações do cotidiano e na rigorosa reprodução dos traços e formas humanas (naturalismo). Esse aspecto humanista inspirava-se em outro ponto-chave do Renascimento: o elogio às concepções artísticas da Antiguidade Clássica ou Classicismo.
La mayoría de los mijos pertenecen a la subfamilia [[Panicoideae]]. Las especies principales de mijo, ordenadas por su importancia económica, son:
 
Essa valorização das ações humanas abriu um diálogo com a burguesia que floresceu desde a Baixa Idade Média. Suas ações pelo mundo, a circulação por diferentes espaços e seu ímpeto individualista ganharam atenção dos homens que viveram todo esse processo de transformação privilegiado pelo Renascimento. Ainda é interessante ressaltar que muitos burgueses, ao entusiasmarem-se com as temáticas do Renascimento, financiavam muitos artistas e cientistas surgidos entre os séculos XIV e XVI. Além disso, podemos ainda destacar a busca por prazeres (hedonismo) como outro aspecto fundamental que colocava o individualismo da modernidade em voga.
# El [[Pennisetum glaucum|mijo perla]] (''Pennisetum glaucum'')
# El [[Setaria italica|mijo menor]] (''Setaria italica'')
# El [[Panicum miliaceum|mijo común]] (''Panicum miliaceum'')
# El [[Eleusine coracana|mijo dedo]] (''Eleusine coracana'')
# El [[Panicum virgatum|mijo perenne]] (''Panicum virgatum''), que produce 60 giga[[Julio (unidad)|julios]] de [[bioetanol]] por [[hectárea]].<ref>http://www.ecoticias.com/detalle_noticia.asp?id=28473</ref>
 
A aproximação do Renascimento com a burguesia foi claramente percebida no interior das grandes cidades comerciais italianas do período. Gênova, Veneza, Milão, Florença e Roma eram grandes centros de comércio onde a intensa circulação de riquezas e ideias promoveram a ascensão de uma notória classe artística italiana. Até mesmo algumas famílias comerciantes da época, como os Médici e os Sforza, realizaram o mecenato, ou seja, o patrocínio às obras e estudos renascentistas. A profissionalização desses renascentistas foi responsável por um conjunto extenso de obras que acabou dividindo o movimento em três períodos: o Trecento, o Quatrocento e Cinquecento. Cada período abrangia respectivamente uma parte do período que vai do século XIV ao XVI.
Otras especies de menor importancia incluyen:
 
Durante o Trecento, podemos destacar o legado literário de Petrarca (“De África” e “Odes a Laura”) e Dante Alighieri (“Divina Comédia”), bem como as pinturas de Giotto di Bondoni (“O beijo de Judas”, “Juízo Final”, “A lamentação” e “Lamento ante Cristo Morto”). Já no Quatrocento, com representantes dentro e fora da Itália, o Renascimento contou com a obra artística do italiano Leonardo da Vinci (Mona Lisa) e as críticas ácidas do escritor holandês Erasmo de Roterdã (Elogio à Loucura).
* El [[Echinochloa frumentacea|mijo japonés]] (''Echinochloa frumentacea'')
* El [[Paspalum scrobiculatum|mijo koda]] (''Paspalum scrobiculatum'')
* El [[Digitaria exilis|mijo fonio]] (''Digitaria exilis'')
* El [[Milium effusum|mijo silvestre]] (''Milium effusum'')
El mijo, además, es un cereal muy rico en energía, ideal para consumir en el desayuno, también resulta indispensable en la dieta de las personas [[celíaca]]s ya que no contiene prolaminas tóxicas y reemplaza gran cantidad de los nutrientes de los alimentos con [[gluten]]. Es un grano que puede soportar cambios bruscos de temperatura, su crecimiento es rápido y tiene una alta resistencia contra plagas.
 
Na fase final do Renascimento, o Cinquecento, movimento ganhou grandes proporções dominando várias regiões do continente europeu. Em Portugal podemos destacar a literatura de Gil Vicente (Auto da Barca do Inferno) e Luís de Camões (Os Lusíadas). Na Alemanha, os quadros de Albercht Dürer (“Adão e Eva” e “Melancolia”) e Hans Holbein (“Cristo morto” e “A virgem do burgomestre Meyer”). A literatura francesa teve como seu grande representante François Rabelais (“Gargântua e Pantagruel”). No campo científico devemos destacar o rebuliço da teoria heliocêntrica defendida pelos estudiosos Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Giordano Bruno. Tal concepção abalou o monopólio dos saberes desde então controlados pela Igreja.
Aunque este cereal se utiliza muy poco para el consumo humano de occidente, en continentes como [[Asia]] y [[África]] constituye una fuente importante de alimentación.<ref name="Producción y consumo de mijo a nivel mundial">{{cita web|autor=FAO|título=http://www.fao.org/docrep/W1808S/w1808s0c.htm#TopOfPage|url=http://www.fao.org/docrep/W1808S/w1808s0c.htm#TopOfPage|fechaacceso=4 de diciembre de 2014|idioma=español}}</ref>
 
Ao abrir o mundo à intervenção do homem, o Renascimento sugeriu uma mudança da posição a ser ocupada pelo homem no mundo. Ao longo dos séculos posteriores ao Renascimento, os valores por ele empreendidos vigoraram ainda por diversos campos da arte, da cultura e da ciência. Graças a essa preocupação em revelar o mundo, o Renascimento suscitou valores e questões que ainda se fizeram presentes em outros movimentos concebidos ao logo da história ocidental.
El [[Eragrostis tef|tef]] (''Eragrostis tef'') y el [[Sorghum|sorgo]] (''Sorghum'' spp.) a veces también se incluyen entre los mijos.
 
== Referencias ==
{{listaref}}
 
== Enlaces externos ==
* [http://www.champs-energies.com/ Champs d'Energies]: [http://www.champs-energies.com/switchgrass-panicum-virgatum Technic Panicum virgatum, switchgrass] [http://www.champs-energies.com/photos ''Crops Photos''] Technic Variety
* Análisis de vacíos de colecciones ''ex situ'' para el acervo genético de ''Eleusine coracana'' en el [http://gisweb.ciat.cgiar.org/GapAnalysis/?p=265 Portal de Análisis de Vacíos (''Gap Analysis'') de los Parientes Silvestres de los Cultivos]
 
[[Categoría:Cereales]]